sexta-feira, 21 de maio de 2021

Violão em Tempos de Pandemia - II - Aulas

     A pandemia, e seus cuidados, teve um forte impacto no formato das aulas de violão, uma atividade na qual dedico boa parte do meu tempo. A partir de março de 2020 todas os meus alunos de instituições de ensino como a FUNDARTE e o Sinodal, além dos alunos particulares migraram para o ensino remoto. Readequar as práticas pedagógicas para esse formato foi um grande desafio, tanto para os professores como para os alunos. Isso tudo ao mesmo tempo em que vivemos um momento de grande incerteza, de perdas e cuidados com os outros e consigo mesmo.

    Desde o início fui muito defensor de buscarmos uma forma de desempenhar um ensino remoto com a maior qualidade possível, de mantermos o vínculo com os alunos e famílias, o coleguismo e a chama de produzir arte sempre acesa. 

    Claro que os desafios foram imensos, nosso palco migrou para as plataformas de vídeos como Youtube e Facebook, nos acostumamos a tocar em frente a uma câmera. As conversas de corredor migraram para os grupos de conversa e envio de material. Além das aulas, planejamento e preparo de materiais passei a mixar áudio e editar vídeos. Claro que essas novas habilidades tiveram que ser aprendidas em tempo real, junto com as aula, planejamentos e etc. 

    Enfim 2020 foi um ano letivo muito diferente de tudo que já vivi, daquelas incertezas lá de março, passando pela reinvenção e adaptação, aconteceu muita coisa. No início de 2021 meus alunos da FUNDARTE realizaram esse belo recital que acho que sintetiza esse momento. 

    A arte vive e resiste. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário