sexta-feira, 7 de maio de 2021

Violão em Tempos de Pandemia - I - Música

Em 2020 veio a pandemia da Covid-19. E nesses tempos de isolamento, de aulas remotas, de distância de pessoas queridas e dos palcos, fazer música foi uma das atividades que mais me ajudaram a seguir em frente. Claro que é difícil ficar sem uma perspectiva de tocar em algum lugar, ver gente e ter novas experiências, mas nesse momento sinto no violão, nas notas, nos arranjos e composições uma conexão com um mundo anterior. Um mundo real, mas também imaginado pela arte e suas conexões. 

Há muito tempo que gosto de compor, arranjar e criar alguma coisa com os sons. Sinto que é uma maneira diferente de me relacionar com a música em relação à interpretação. Daí em 2020 resolvi colocar a vontade em prática e passei a escrever algumas peças para o violão. 

Logo no início do ano resolvi fazer um Tema com Variações sobre aquela dança do caixão que viralizou na web. Chamei de Corona Variations, jamais como uma homenagem a esse coronavírus, que já levou muita gente querida e não merece nenhum reconhecimento, mas como algo que remeta ao momento em que vivemos. Momento, esse que é crítico e perigoso, mas que convida muita gente a relativizar os cuidados. Sinto que há quase como um dança macabra que envolve uma suposta coragem, negacionismo e a própria limitação humana de ler a realidade. Daí veio o Corona Variations. 

Usei como estrutura as Fantasias de Fernando Sor, com Introdução, tema e variações e finale. Busquei nas variações evocar alguns compositores, como Sor, Giuliani, Tárrega, Torroba, Bouwer, Krieger, e Dowland. Ficou assim.

https://www.youtube.com/watch?v=nTNMT0QYVA8




Nenhum comentário:

Postar um comentário